Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A 'carta de Deus' de Einstein rende mais de 2,55 milhões em leilão

'Batalha' de quatro minutos entre dois licitadores terminou com venda acima das expectativas.

A 'carta de Deus' de Einstein rende mais de 2,55 milhões em leilão
Notícias ao Minuto

23:48 - 05/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Christie's

A 'carta de Deus' de Einstein, uma missiva em que o físico abordava a religião, foi vendida esta quarta-feira em leilão da Christie's, em Nova Iorque.

A CNN adianta que foi decisiva a 'batalha' de cerca de quatro minutos por telefone que opôs dois licitadores. Esperava-se que a carta fosse vendida por mais de um milhão de euros. O valor foi, na verdade, muito superior: 2,9 milhões de dólares (cerca de 2,55 milhões de euros)

A carta de uma página e meia foi escrita em 1954, um ano antes da morte do físico, quando tinha 74 anos. O destinatário foi o filósofo germânico Eric Gutkind.

Na carta, o autor da Teoria da Relatividade e vencedor do Prémio Nobel refere que "a palavra Deus" é, para ele, "nada mais do que a expressão e produto das fraquezas humanas".

Na mesma missiva, Einstein falou também sobre o que pensava da sua origem judaica.

Ao longo dos anos outras cartas de Einstein atingiram valores consideráveis em leilão. Em 2017, em Jerusalém, um licitador pagou cerca de 1,4 milhões de euros para ficar com uma nota manuscrita de Einstein em que este falava sobre a felicidade. Mas no que a cartas de Einstein diz respeito, a venda desta quarta-feira tornou-se o novo recorde de vendas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório