Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Independentismo na Catalunha responsável pelo resultado na Andaluzia

O professor catedrático de direito constitucional na Universidade de Sevilha Javier Perez Toyo defende que o movimento independentista catalão é o grande culpado do mau resultado dos socialistas e da ascensão da direita na Andaluzia.

Independentismo na Catalunha responsável pelo resultado na Andaluzia
Notícias ao Minuto

14:05 - 05/12/18 por Lusa

Mundo Resultados

"O independentismo catalão unificou as direitas na Andaluzia", disse o catedrático da Universidade de Sevilha à agência Lusa, reconhecendo que o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) também está "desgastado" com 36 anos de poder ininterrupto nesta Comunidade Autónoma espanhola.

O PSOE foi o partido mais votado nas eleições regionais de domingo passado, mas com os piores resultados da sua história, com os partidos de direita, entre eles o radical Vox, a conseguirem ter a maioria absoluta do parlamento andaluz.

Se o Partido Popular (PP, direita), Cidadãos (direita liberal) e Vox chegarem a um acordo nas próximas semanas poderão mesmo vir a substituir a liderança histórica dos socialistas na Junta (Governo regional).

Para Javier Perez Toyo, que também é um analista político, a direita está "mais fragmentada", mas saiu "mais forte" do embate com as esquerdas, uma luta que substituiu o habitual confronto do passado, apenas entre o PSOE e o PP.

O catedrático aponta como fator mais importante "a mensagem clara" dos partidos de direita pela "unidade" de Espanha e contra o processo independentista na Catalunha.

"A direita mobilizou o eleitorado", enquanto a esquerda, PSOE e Adelante Andalucia (extrema-esquerda que inclui o Podemos e Esquerda Unida), fizeram uma campanha centrada em temas regionais.

Os partidos de direita fizeram, principalmente, um ataque cerrado às tentativas do primeiro-ministro socialista espanhol, Pedro Sánchez, de tentar dialogar e encontrar uma solução para o futuro da Catalunha com os líderes independentistas, que voltaram a ganhar as eleições regionais há um ano, depois de o projeto de independência ter falhado.

Javier Perez Toyo reconhece que o aumento da abstenção também não ajudou os socialistas que, "assim como a social-democracia europeia, não estão nos seus melhores momentos".

A taxa de participação nas eleições andaluzas ficou nos 58,6%, a mais baixa desde os 55,4% verificados em 1990, com a província de Sevilha a ser particularmente penalizada.

"Há um ambiente na esquerda de não se saber para onde se vai, de falta de direção", resume o catedrático, avançando que o resultado negativo vai influenciar as eleições europeias, autonómicas e autárquicas de maio de 2019.

O escritor e jornalista andaluz Juan José Téllez Rubio também concorda que "não há um discurso na esquerda sobre o que se quer para Espanha".

"O imaginário espanhol sente-se neste momento mais identificado com as preocupações da direita", afirmou o jornalista, que colabora com vários meios de informação.

Juan José Téllez Rubio concorda que a abstenção é a principal responsável por o PSOE ter saído "penalizado" nas eleições de domingo, tendo o partido "falhado na mobilização" dos seus eleitores habituais.

A luta em junho de 2017 para a liderança do PSOE, que acabou por ser ganha pelo agora primeiro-ministro socialista, Pedro Sánchez, contra a líder regional e presidente da Junta, Susana Díaz, também não terá ajudado esta última, que "na altura regressou derrotada" à Andaluzia.

O jornalista recorda que, durante a campanha eleitoral das eleições autonómicas, Susana Díaz não quis que Pedro Sánchez estivesse muito presente, exatamente porque o primeiro-ministro está no poder, em Madrid, com o apoio dos nacionalistas bascos e dos independentistas catalães.

"A votação no Vox é a da indignação e pode ser revertida", afirma Juan José Téllez Rubio, comparando com a votação idêntica que houve no passado no Podemos, que "depois voltou a baixar" na preferência dos espanhóis.

Nas eleições de domingo na Andaluzia, o PSOE obteve 27,95% dos votos (antes tinha 35,41%), o Partido Popular 20,75% (26,74%), Cidadãos (direita liberal) 18,27% (9,28%), Adelante Andalucia 16,18% (21,18%) e o Vox 10,97 (0,46%).

Em termos de assentos no parlamento regional, de 109 lugares, o PSOE passou de 47 para 33 deputados regionais, o PP de 33 para 26, o Cidadãos de nove para 21, Adelante Andalucia de 20 para 17 e o Vox tem pela primeira vez 12.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório