Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

UE pede a Moscovo e Washington que preservem tratado nuclear nuclear

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, apelou hoje aos Estados Unidos e à Rússia para que preservem o tratado sobre armas nucleares de médio e curto alcance, que vigora desde a Guerra Fria.

UE pede a Moscovo e Washington que preservem tratado nuclear nuclear
Notícias ao Minuto

12:42 - 05/12/18 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

"O tratado assinado por Washington e Moscovo garante a paz e a segurança no território europeu desde há 30 anos", declarou Mogherini à chegada à sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa) para o segundo dia da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da Aliança.

O tratado sobre a eliminação de armas nucleares de médio e curto alcance (INF, na sigla inglesa), assinado em 1987, foi violado pelo anúncio da Rússia de instalação de mísseis com alcance entre 500 e cinco mil quilómetros na Crimeia, território da Ucrânia ilegalmente anexado por Moscovo.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, salientou na terça-feira que os aliados deverão "começar a preparar-se para um mundo sem tratado", apesar de ter sublinhado que a organização não imita o comportamento russo.

Os MNE da NATO tinham já apelado, na terça-feira, à Rússia para cumprir o tratado sobre a eliminação de armas nucleares de médio e curto alcance sublinhando que depende de Moscovo que seja "preservado".

"Pedimos à Rússia que volte urgentemente ao cumprimento total e verificável [do tratado]. Agora, depende da Rússia preservá-lo", afirmaram os ministros, numa declaração aprovada no primeiro dia da reunião.

Ao mesmo tempo, reconheceram que "não é sustentável" que alguns subscritores do tratado de 1987 o cumpram e outros não, referindo-se aos planos anunciados pelos Estados Unidos de dele se retirarem, devido às infrações de Moscovo.

"Os Estados Unidos cumpriram as obrigações do tratado INF desde que este entrou em vigor. Os aliados enfatizaram que não é sustentável uma situação em que os EUA e outras partes acatam plenamente o tratado e a Rússia não", sublinharam os ministros.

Após a reunião, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, anunciou que Washington suspenderá as suas obrigações no âmbito deste tratado nuclear dentro de 60 dias, em resposta à violação pela Rússia desse pacto.

"Ou enterramos a nossa cabeça na areia, ou agimos com bom senso", declarou.

Acusando a Rússia de "fazer batota nas suas obrigações de controlo de armamento", Pompeo disse que um período de aviso prévio de seis meses para abandonar o tratado começará dentro de 60 dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório