Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Tribunal confirma pena de nove anos de prisão para membros de La Manada

Dois magistrados pediram uma pena de prisão superior para os agressores.

Tribunal confirma pena de nove anos de prisão para membros de La Manada
Notícias ao Minuto

10:23 - 05/12/18 por Fábio Nunes

Mundo Espanha

O Tribunal Superior de Navarra confirmou na manhã desta quarta-feira a condenação a nove anos de prisão imposta aos cinco elementos de La Manada pelo abuso sexual a uma jovem, que foi cometido durante as festas de São Firmino em 2016. O El País avança que dois magistrados até pediram uma condenação superior de 14 anos de prisão, por considerarem que houve intimidação e agressão sexual.

Os cinco membros de La Manada podem recorrer desta decisão à mais alta instância da justiça espanhola, o Supremo espanhol. Os acusados, que foram detidos no dia em que cometeram o crime, estão em liberdade condicional desde 23 de junho.

“Não é verosímil” que a vítima “consentisse os maus-tratos e a vexação, a atmosfera opressiva e a prevalência de grupo no qual a ação criminal acontece”, pode ler-se no acórdão do tribunal superior de Navarra. O coletivo de juízes realça que o depoimento da vítima é “seguro e convincente”.

No dia 26 de abril, José Ángel Prenda, Alfonso Jesús Cabezuelo, Ángel Boza, Jesús Escudero e Antonio Manuel Guerrero foram condenados a nove anos de prisão por abuso sexual em grupo, depois de terem passado dois anos em prisão preventiva. A sentença gerou polémica porque o tribunal de Navarra condenou os membros pelo delito de abuso sexual e não de agressão sexual (violação). Um dos juízes até pediu a absolvição do grupo. 

Essa decisão do tribunal de Navarra gerou uma onda de protestos em várias cidades espanholas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório