Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro do Interior francês reúne com polícias após violência em Paris

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, vai receber na terça-feira os sindicatos da polícia, que pediram um encontro com o chefe de Estado depois da violência que ocorreu durante as manifestações de "coletes amarelos" no sábado, em Paris.

Ministro do Interior francês reúne com polícias após violência em Paris
Notícias ao Minuto

20:07 - 03/12/18 por Lusa

Mundo França

A reunião terá início pelas 09:00 locais (08:00 em Lisboa), acrescentou o Ministério do Interior.

Os sete sindicatos representativos das forças policiais anunciaram que querem expor ao Presidente da França, Emmanuel Macron, a "gravidade da situação", solicitando que a "estratégia de manutenção da ordem pública seja adaptada em caso de nova manifestação" dos "coletes amarelos".

Os manifestantes anti-governo ganharam hoje novos aliados, com os paramédicos franceses e estudantes a juntarem-se ao protesto.

A enfrentar a crise mais séria desde a eleição em maio de 2017, Macron manteve-se em silêncio, mas encontrou-se com as forças policiais para dar o seu apoio depois de "um dia de violência sem precedentes", explicou, em comunicado, o Palácio do Eliseu.

Os "coletes amarelos" protestam contra as taxas sobre os combustíveis e sobre a perda de poder de compra dos franceses.

O movimento tem feito dezenas de manifestações de protesto, em várias cidades de França e em Bruxelas, na Bélgica, com algumas delas a provocarem fortes confrontos com a polícia.

No passado sábado, mais de 130 pessoas ficaram feridas em violentos protestos ocorridos em Paris, que provocaram também 412 detenções de ativistas do movimento "coletes amarelos", com a polícia a recorrer a canhões de água e gás lacrimogéneo para conter os protestos.

A autarca de Paris, Anne Hidalgo, estimou hoje que os danos causados durante os protestos na capital francesa ascendem a "três ou quatro milhões de euros", apenas contabilizando o mobiliário urbano.

Esta estimativa, ainda provisória, não inclui os danos causados no comércio ou no Arco do Triunfo, com a autarca a lembrar ainda as dezenas de viaturas que foram queimadas e os danos em edifícios.

Anne Hidalgo anunciou ainda uma reunião para esta semana entre a autarquia, o Estado, as associações de comerciantes e as seguradoras para "ajudar os comerciantes que perderam muito".

Hoje foi também anunciado que os agricultores vão manifestar-se na "próxima semana" para que o governo francês cumpra as promessas efetuadas com a recente lei da alimentação, anunciou hoje a presidente da Federação Nacional dos Sindicatos das Explorações Agrícolas, Christiane Lambert.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório