Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Tribunal militar condena seis à pena de morte por colaborarem com Israel

Um tribunal militar de Gaza condenou seis pessoas à pena de morte "por colaboração" com Israel, indicaram hoje as autoridades do território palestiniano, governado pelo movimento islâmico Hamas.

Tribunal militar condena seis à pena de morte por colaborarem com Israel
Notícias ao Minuto

12:37 - 03/12/18 por Lusa

Mundo Gaza

O tribunal proferiu um total de 14 condenações por colaboração com Israel, incluindo seis à pena de morte por enforcamento.

Entre as seis penas de morte aplicadas, conta-se a de uma mulher, condenada à revelia.

Israel, o Hamas e os seus aliados estiveram envolvidos em três grandes conflitos na faixa de Gaza desde 2008.

Após meses de tensão, há cerca de três semanas deu-se o maior confronto desde o conflito de 2014, antes do fim de um cessar fogo a 13 de novembro.

A escalada começou a 11 de novembro com uma operação secreta das forças especiais israelitas em pleno território de Gaza.

A incursão de membros das forças especiais, aparentemente disfarçados de palestinianos, foi um fracasso, que se saldou pela morte de um alto oficial israelita e de sete palestinianos, incluindo um comandante local.

A operação desencadeou um ciclo de represálias e de hostilidades entre Israel e o Hamas, o que levou o movimento islâmico a lançar uma investigação para procurar eventuais cúmplices israelitas.

No entanto, de acordo com as sentenças, as acusações contra os seis condenados à morte não têm ligação direta com a operação de 11 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório