Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Jornais destacam descalabro socialista e irrupção da extrema-direita

Todos os jornais espanhóis destacam hoje em primeira página o "descalabro" socialista e a "irrupção" da extrema-direita em Espanha na sequência das eleições autonómicas na Andaluzia.

Jornais destacam descalabro socialista e irrupção da extrema-direita
Notícias ao Minuto

10:27 - 03/12/18 por Lusa

Mundo Espanha

O diário El País titula que "O PSOE se afunda na Andaluzia e a extrema-direita irrompe em Espanha" com os resultados das eleições de domingo para o parlamento regional.

Em subtítulo afirma que a líder regional do PSOE, Susana Díaz, "e os socialistas andaluzes caem para o seu pior resultado histórico", enquanto o Cidadãos (direita liberal) "duplica" os lugares parlamentares e o Partido Popular (PP, direita), que também baixa, não conseguem ter a maioria suficiente para Governar.

Por outro lado, o partido de extrema-direita Vox entra na assembleia regional com 12 deputados num total de 109 e "tem a chave para um Governo de direitas".

O El Mundo também destaca a "hecatombe" do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) que perde 400.000 votos, "o pior resultado" da história dos socialistas andaluzes "e perderá o Governo [regional] depois de 36 anos".

O jornal sublinha que o PP "aguenta" na segunda posição, apesar de baixar, e o Cidadãos duplica os resultados que teve em 2015.

O El Mundo também conclui que o Vox tem "a chave da governabilidade da direita", enquanto o Podemos (extrema-esquerda) retrocede mais de cinco pontos percentuais.

O ABC avança que a Andaluzia se "cansou do PSOE" e que o "descalabro" socialista possibilita um Governo de direita mediante um pacto entre PP, Cidadãos e Vox.

"A irrupção do Vox no parlamento (regional) com 12 lugares é o prelúdio da sua projeção nacional", salienta ainda o jornal.

O jornal La Razon também considera que a "irrupção do Vox" significa uma "mudança histórica" e poderá dar o Governo regional à direita, enquanto o PSOE tem o "pior resultado da sua história".

O diário realça que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, "descarta" a marcação de eleições gerais antecipadas em março de 2019 e o novo dirigente máximo do PP, Pablo Casado, "afirma" a sua liderança interna.

O jornal catalão La Vanguardia realça que houve uma "reviravolta" política na Andaluzia com o aparecimento do Vox, que tem a "chave" para dar a maioria à direita no parlamento regional.

Esta publicação também considera que Pedro Sánchez "encaixa o desastre" socialista e "afasta" uma antecipação das eleições gerais.

Nas eleições de domingo o PSOE obteve 27,95% (antes tinha 35,41%), o PP 20,75% (26,74%), Cidadãos 18,27% (9,28%), Adelante Andaluzia (extrema-esquerda) 16,18% (antes não se apresentou com esta composição de partidos que inclui o Podemos) e o Vox 10,97 (0,46%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório