Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

O regresso a casa de 3.000 refugiados moçambicanos

Eram os últimos residentes no campo de Luwani, coordenado pela Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e pelas autoridades do Maláui, junto à fronteira com Moçambique, e que no pico de ocupação terá albergado 11 mil pessoas.

O regresso a casa de 3.000 refugiados moçambicanos
Notícias ao Minuto

06:28 - 03/12/18 por Lusa

Mundo ACNUR

É ali que hoje renasce a aldeia de Ndande, atingida pelo conflito militar entre Governo e o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.

Foi um dos locais de onde milhares de pessoas fugiram em 2014 e 2015.

"Regressei, encontrei a minha casa destruída e tive de construir uma nova para acomodar a família", disse à Lusa, Fátima Niquisse, que deixou o campo de refugiados para recomeçar a vida na terra natal, com onze membros da família.

"Reencontrei muitos irmãos e amigos que tinham se deslocado para Macanga, Tete. A guerra tinha-nos separado e o reencontro foi muito emocionante", disse à Lusa, Tomás Luís, 35 anos, regressado do campo de refugiados com mais dois filhos, perfazendo agora uma família de sete membros.

Enquanto espera pela chuva para semear as quintas recém-cultivadas, Tomás, à semelhança de outros, emociona-se com coisas aparentemente simples.

Comove-se com a esperança de poder voltar a ter uma vida normal, porque a opção de viver num campo de refugiados só se deveu "ao sofrimento provocado pelo conflito" que existia na sua terra.

Sebastião Roque e Maria Mirione formam o casal mais recente regressado a Ndande, em outubro, com mais um filho, nascido no campo de refugiados do Maláui.

Agora, o que querem é "liberdade para fazer machambas (hortas)".

"Queremos paz (...), que as autoridades nos reparem como filhos", apelou Teacher José, um outro regressado, que lembra as perseguições que estiveram na origem do êxodo para o Maláui.

Está há dois meses em Ndande e ainda tem casa coberta com lonas do ACNUR.

Teacher José pede uma intervenção das autoridades moçambicanas na reintegração das numerosas famílias, muitas desmembradas pelo conflito.

"Precisamos de apoio local para nos reerguer completamente" referiu à Lusa, indicando que há dramas em muitas famílias, sobretudo com viúvas, que enfrentam sozinhas a reconstrução de habitações e a falta de sementes para a agricultura, sua única base de sobrevivência.

Em Ndande, falta quase tudo e a fome está a deixar algumas famílias desesperadas.

"Os produtos alimentares estão muito caros e temos que ir a Ncondezi comprá-los", disse à Lusa, Lúcia José, uma viúva que sobrevive do negócio de venda de maheu -- uma bebida tradicional, sem álcool, a base de farinha de milho --, que também usa como moeda de troca para desbravar seu campo de cultivo.

Para quem não fugiu para o Maláui, o regresso de milhares de moçambicanos dos campos de refugiados é sinónimo de paz e estabilização.

"Quando os refugiados do Luwani começaram a regressar, nós viemos das montanhas para nos reencontrarmos, com a garantia de que o conflito terminou", disse à Lusa, Lazaro Mirion, 22 anos, que recorreu as montanhas ao invés de se refugiar no país vizinho.

Vários regressados usam os materiais doados no campo de refugiados no Maláui, como mantas, baldes e pratos, não só para as tarefas do quotidiano, mas também como moeda de troca para a abertura de quintas para cultivo de alimentos, como forma de subsistência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório