Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Um dos líderes dos talibã no Afeganistão morto por drone norte-americano

A morte de Mullah Abdul Manan foi descrita pelos extremistas como uma "grande perda".

Um dos líderes dos talibã no Afeganistão morto por drone norte-americano
Notícias ao Minuto

18:56 - 02/12/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Mullah Abdul Manan

Um ataque de drone levado a cabo pelos norte-americanos terá custado a vida a mais de 30 membros dos talibã. Entre as vítimas está um dos principais 'senhores da guerra' dos talibã no Afeganistão, Mullah Abdul Manan.

O incidente ocorreu no último sábado em Nawzad, na província de Helmand. Mullah Abdul Manan é descrito pela Sky News como uma espécie de 'autarca sombra' na província. O poder que Mullah Abdul Manan tinha alcançado no seio dos talibã permitia-lhe ser o comandante do grupo na zona sul do país.

A província de Helmand é a principal produtora de ópio no país.

A morte deste líder talibã foi confirmada pelos próprios talibãs, com o porta-voz Zabiullah Mujahid a dar conta da "grande perda" para o grupo que foi a morte de Mullah Abdul Manan.

O coronel Dave Butler, porta-voz das forças norte-americanas que ainda se encontram no Afeganistão, explicou que este ataque é mais um ataque estratégico de precisão levado a cabo pelos Estados Unidos e as forças governamentais afegãs, com o intuito de forçar os talibãs a sentarem-se à mesa para negociações de paz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório