Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

160 mil pessoas solidárias com greve de fome de independentistas catalães

Cerca de 160.000 pessoas assinalaram o seu apoio à greve de fome, que iniciaram no sábado, os líderes independentistas catalães, Jordi Sànchez e Jordi Turull, apoiados por dezenas de pessoas que acamparam durante a noite frente à prisão de Lledoners, em Barcelona.

160 mil pessoas solidárias com greve de fome de independentistas catalães
Notícias ao Minuto

18:23 - 02/12/18 por Lusa

Mundo Catalunha

Os deputados do JxCat, Jordi Sànchez e Jordi Turull, que apoiaram Carles Puigdemont à presidência da Generalitat (Governo Autónomo catalão), iniciaram no sábado, na prisão, uma greve de fome por tempo indeterminado para pressionar o Tribunal Constitucional de Espanha, e denunciar o bloqueio dos seus recursos, o que os impede recorrer à justiça europeia.

Após o anúncio de que os dois políticos iniciaram uma greve de fome, os separatistas abriram um 'website' em que anexam as cartas de Sànchez e Turull em que expõem os seus motivos, e até às 13:00 de hoje recebeu assinatura um total de 158.492 pessoas.

Sob o título "vaga fam" ("greve de fome") e tendo a cor amarela como dominante, na página da Internet está publicado o documento de Sànchez e Turull, e os 'tweets' de pessoas e ou entidades com o seu apoio relativamente a esta iniciativa.

Por outro lado, dezenas de pessoas passaram a noite em tendas junto ao estabelecimento prisional de Lledoners, para demonstrar a sua solidariedade aos políticos em greve de fome.

Também esta tarde, dezenas de independentistas cortaram a Via Laietana, em Barcelona, em apoio a Sánchez e Turull.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório