Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Manifestação dos 'coletes amarelos' contou com 136 mil pessoas

Um total de 136.000 pessoas participaram em toda a França, no sábado, no terceiro dia de mobilização dos 'coletes amarelos', durante o qual 263 pessoas ficaram feridas, informou hoje o Ministério do Interior francês.

Manifestação dos 'coletes amarelos' contou com 136 mil pessoas
Notícias ao Minuto

14:29 - 02/12/18 por Lusa

Mundo França

A nível nacional, o Ministério do Interior francês registou 263 feridos durante o terceiro dia de mobilização dos 'coletes amarelos', entre os quais 81 membros da força policial.

A mobilização anterior, de 24 de novembro, reuniu 166.000 pessoas, de acordo com o balanço "completo e consolidado" da manifestação realizado pelo Ministério do Interior.

Nas manifestações de 24 de novembro, em toda a França foram detidas 682 pessoas e 630 ficaram sob custódia policial, informou o Ministério do Interior francês.

Um total de 282.000 participantes foram contabilizados no primeiro dia de ação nacional dos "coletes amarelos", a 17 de novembro.

A violência na capital francesa durante a manifestação dos "coletes amarelos" deste sábado causou 133 feridos. A polícia deteve 412 pessoas, das quais 378 ficaram sob custódia policial.

Um recorde muito superior ao da mobilização parisiense de 24 de novembro, que fez 24 feridos e 101 pessoas ficaram sob custódia após a manifestação nos Campos Elíseos.

O movimento de "coletes amarelos" nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação de combustíveis em França.

As ações de contestação estão a causar grande embaraço ao Governo francês, tendo corrido mundo as imagens dos violentos confrontos entre manifestantes vestindo coletes amarelos e a polícia, no sábado, na emblemática avenida dos Campos Elíseos, em Paris.

As reivindicações dos coletes amarelos não mudaram, mesmo depois do Presidente Emmanuel Macron se ter dirigido à nação na passada terça-feira.

A grande carga de impostos, perda do poder de compra e desilusão geral com o Governo são as queixas mais comuns entre quem está a manifestar nas ruas do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório