Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Macron visita Arco do Triunfo após atos de vandalismo

O Presidente francês, Emmanuel Macron, visitou hoje o Arco do Triunfo, em Paris, para observar os danos sofridos pelo monumento, que foi alvo, no sábado, de atos de vandalismo durante os protestos dos 'coletes amarelos'.

Macron visita Arco do Triunfo após atos de vandalismo
Notícias ao Minuto

12:10 - 02/12/18 por Lusa

Mundo França

O Chefe de Estado, acompanhado pelo ministro do Interior, Christophe Castaner, prestou homenagem ao túmulo do soldado desconhecido, que representa todos os franceses mortos na I Guerra Mundial (1914-1918), que os manifestantes sujaram e onde deixaram latas de cerveja e outros objetos.

A Comissão Legislativa do Senado francês vai ouvir na terça-feira o ministro e secretário de Estado do Interior Christophe Castaner e Laurent Nuñez, respetivamente, sobre "os motins e ataques contra as forças de segurança e atos de vandalismo e destruição" durante as manifestações dos "coletes amarelos", lê-se num comunicado divulgado hoje pela câmara alta do Parlamento francês, informa a agência France-Presse.

A comissão senatorial ouvirá as explicações do ministro do Interior, e do seu secretário de Estado, "sobre os meios postos em prática para fazer face aos protestos".

Esta audiência incidirá também sobre "as novas disposições que devem ser tomadas para prevenir a recorrência e agravamento destas condições de extrema gravidade, sem infringir o direito constitucional dos franceses de expressar os seus pontos de vista e descontentamento com manifestações não violentas".

Castaner já afirmou em comunicado que estava "logicamente disponível para os parlamentares" e que "responderá naturalmente" a essa convocação.

"Desde 17 de novembro, o Ministério do Interior tem comunicado com toda a transparência os elementos relacionados com as questões de segurança relativamente às ações bloqueio dos 'coletes amarelos'", acrescentou.

O Presidente francês encontra-se já em Paris, regressado de Buenos Aires, onde participou na Cimeira do G20.

O Ministério do Interior francês atualizou hoje o número de detenções feitas no âmbito dos protestos dos "coletes amarelos": 412 detenções em todo o país e 133 feridos dos quais 23 são agentes das forças de segurança.

O Governo francês não descarta a possibilidade de decretar o "estado de emergência" após os graves acontecimentos que ocorreram no sábado em Paris, disse hoje o porta-voz do executivo, Benjamin Griveaux, que acrescentou que "todas as medidas devem ser estudadas", noticiou a Efe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório