Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Putin presta condolências ao "querido" George W. Bush pela morte do pai

O Presidente russo, Vladimir Putin, elogiou hoje a figura e a "sabedoria política" do ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, que morreu na sexta-feira aos 94 anos, num telegrama de condolências.

Putin presta condolências ao "querido" George W. Bush pela morte do pai
Notícias ao Minuto

14:45 - 01/12/18 por Lusa

Mundo Rússia

"Querido George, receba as minhas mais profundas condolências pelo falecimento do seu pai", refere o texto, dirigido ao filho do ex-Presidente George W. Bush, também ele ex-chefe de Estado.

Putin destacou que morreu "um homem extraordinário, que toda a sua vida serviu fielmente ao seu país, durante a guerra, com as armas na mão e, em tempos de paz, em cargos públicos de grande responsabilidade".

Bush liderou nos Estados Unidos "uma das etapas mais importantes da história mundial, fez gala de sabedoria política e perspicácia e tomava decisões muito ponderadas, mesmo nas situações mais complexas"", refere a mensagem, divulgada pelo serviços de comunicação do Kremlin.

"Consciente da importância do diálogo construtivo entre as duas maiores potências nucleares, George Bush pai fez muito para fortalecer a cooperação russo-norte-americana em matéria de segurança internacional", referiu Putin, que se encontra em Buenos Aires, Argentina, para participar na cimeira do G20.

O antigo Presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush morreu aos 94 anos, disse na sexta-feira o porta-voz da família, Jim McGrath.

Bush morreu pouco depois das dez horas da noite (04:00 em Lisboa) de sexta-feira, cerca de oito meses após a morte de sua esposa, Barbara Bush.

O 41.º Presidente dos Estados Unidos serviu de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.

George H. W. Bush viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo em 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato.

Bush também foi um herói da Segunda Guerra Mundial, congressista do Texas, diretor da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan.

O ex-Presidente tinha sido internado no hospital com uma infeção no sangue em 23 de abril, um dia após o funeral da ex-primeira-dama, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.

Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou seu aniversário em 12 de junho - fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-Presidente a atingir a idade de 94 anos.

Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro como governador, John Ellis Bush (que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à presidência dos EUA) e um neto que atualmente ocupa um cargo estadual no Texas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório