Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

As imagens dos confrontos em Paris. Mais de 100 detidos e 10 feridos

Manifestantes do movimento dos 'coletes amarelos' e a polícia estão, na manhã deste sábado, a protagonizar cenas de violência em Paris.

As imagens dos confrontos em Paris. Mais de 100 detidos e 10 feridos
Notícias ao Minuto

11:59 - 01/12/18 por Melissa Lopes

Mundo França

Aquela que começou por ser uma manifestação pacífica de camionistas, há cerca de duas semanas, já ultrapassou barreiras sendo agora sinónimo de confrontos entre manifestantes e a polícia, como provam os acontecimentos que têm marcado a manhã deste sábado, dia 1 de dezembro. 

Por volta das 9 horas  locais (8 horas em Lisboa) deste sábado, os manifestantes tentaram forçar um posto de controlo na praça da Estrela, provocando uma resposta da polícia, que usou gás lacrimogéneo.

Desde as 6 horas locais (5 horas  em Lisboa), a avenida parisiense está fechada ao tráfego e sujeita a uma vigilância policial apertada para evitar grandes aglomerações de pessoas.

De acordo com o Le Parisien, que acompanha os confrontos ao minuto, pelas 12 horas (11 horas em Lisboa) os detidos eram já 59, devendo esse número aumentar à medida que o tempo passa. Até porque, horas depois do início dos confrontos, os ânimos continuam exaltados. Esse número, entretanto, aumentou para 115, de acordo com o primeiro-ministro. Há, até ao momento, a registar 10 feridos, três dos quais polícias. 

Em declarações à Lusa, uma manifestante 'coletes amarelos' descreveu um ambiente de "guerra civil". "Quanto mais eles nos mandam gás, mais as pessoas ficam em cólera. Se nos deixassem manifestar nos Campos Elíseos e sem gás, as coisas não seriam assim. Hoje tenho medo que a França entre em guerra civil. Se for necessário, voltarei no próximo sábado", afirmou Corinne. 

Nos vídeos abaixo, é possível ver os confrontos entre a polícia e os manifestantes junto ao Arco do Triunfo. 

E a tentativa de dispersar os manifestantes através de canhões de água. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório