Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Arquidiocese nos EUA declara falência face a indemnizações por pedofilia

A arquidiocese de Santa Fé, no Novo México, nos Estados Unidos, anunciou que vai declarar falência, confrontada com o pagamento de indemnizações de milhões de dólares por abusos sexuais cometidos pelos seus padres nas últimas décadas.

Arquidiocese nos EUA declara falência face a indemnizações por pedofilia
Notícias ao Minuto

03:18 - 01/12/18 por Lusa

Mundo Novo México

A arquidiocese será colocada sob a proteção do "Capítulo 11", uma disposição norte-americana geralmente utilizada por empresas que permite que uma organização continue a funcionar normalmente, a salvo dos seus credores.

O próprio arcebispo de Santa Fé, John Wester, anunciou a decisão numa conferência de imprensa na quinta-feira, citado pela imprensa local.

A arquidiocese já pagou milhões de dólares a vítimas de atos de pedofilia cometidos pelos seus padres e ainda é alvo de 35 a 40 queixas.

Ao longo dos anos foram assinados acordos confidenciais destinados a impedir que acusações de pedofilia contra o clero fossem tornadas públicas.

"Nós simplesmente não temos mais dinheiro", disse o bispo Wester, explicando que pediu aos advogados da arquidiocese que iniciassem o processo de falência.

Segundo o prelado, não se trata de "fugir às responsabilidades", mas de poder continuar a gerir as suas paróquias e escolas, garantindo que as vítimas que sejam conhecidas no futuro também serão compensadas.

"A reestruturação sob o Capítulo 11 também permitirá total transparência sobre as operações e o património da arquidiocese", avançou Wester em comunicado.

Várias dioceses e arquidioceses norte-americanas recorreram a este procedimento nos últimos anos.

A Igreja Católica tem sido confrontada com a revelação de escândalos de abuso sexual em larga escala em todo o mundo, como aconteceu na Austrália, Chile e Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório