Meteorologia

  • 19 JUNHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Putin fez desenho a Macron para justificar captura de navios ucranianos

O presidente russo desenhou um mapa da costa da Ucrânia e das águas onde o incidente teve lugar. Ainda assim, o homólogo francês pediu-lhe documentos que comprovassem as suas alegações.

Putin fez desenho a Macron para justificar captura de navios ucranianos

A cimeira do G20 deste ano que tem lugar em Buenos Aires, na Argentina, ocorre numa fase de alguma tensão geopolítica em diferentes pontos do globo. Não é por isso de estranhar a importância dos encontros entre alguns dos líderes das potências mundiais. Um deles ficou marcado por uma situação inusitada.

Emmanuel Macron encontrou-se com Vladimir Putin e um dos temas que quis abordar com o presidente russo foi o recente incidente entre Moscovo e Kiev com três navios ucranianos a serem capturados pela marinha russa no estreito de Kertch.

A Rússia considerou que os navios estavam estacionados em águas territoriais próximas da Crimeia, a região anexada pela Rússia. No entanto, as autoridades ucranianas defendem que o ataque aconteceu em águas neutras.

Certo é que o incidente agravou a já tensa relação entre os países vizinhos e gerou receios de um conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Conta o Miami Herald que, de forma a explicar a Macron que a captura dos navios ucranianos foi justificada, Putin recorreu a uma caneta e a uma folha de papel e desenhou um mapa da costa ucraniana e das águas da disputa onde o incidente ocorreu.

Aparentemente, Macron não terá ficado totalmente satisfeito com a explicação ilustrada pelo líder russo e pediu-lhe documentos que provem as alegações do Kremlin. O presidente francês pediu a Putin contenção para que a tensão não escale.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório