Mulher com tumor e 12 meses de vida descobre cura com ajuda da internet

Médicos deram-lhe meses de vida e Heidi procurou uma cura para a sua doença pelas suas próprias mãos.

DPOC é a sétima causa de morte prematura em Portugal

© iStock

Notícias Ao Minuto
30/11/2018 09:28 ‧ 30/11/2018 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Pesquisa

Foi no Dia da Mãe do ano passado que o mundo de Heidi desabou. A sua perna direita perdeu a força e a mãe de duas crianças acabou por descobrir que tinha um cancro no pulmão já em estado avançado e e que este se espalhara até ao cérebro.

Os médicos deram-lhe meses de vida e disseram que apenas a quimioterapia paliativa poderia ajudá-la a aproveitar mais tempo na companhia dos filhos William, de sete anos, e Lewis, de quatro.

Heidi não aceitou o seu diagnóstico, e segundo conta ao The Sun, recorreu à internet para investigar mais sobre a sua doença e que curas existiam, nomeadamente os medicamentos que poderiam ajudar a reduzir o tumor.

A mulher descobriu o FoundationOne, um teste americano que custa três mil libras, e que analisa quais genes sofreram mutações e estão na origem do cancro de um doente. Heidi acabou por conseguir o teste gratuitamente graças ao The Christie, o principal centro de tratamento de cancro do Reino Unido. A clínica acabou por descobrir que cinco genes de Heidi haviam sofrido mutações. Destes, havia tratamento para dois. 

Assim, foi-lhe concedida a medicação adequada e tratamentos de radioterapia. Em apenas três meses os seus tumores cerebrais desapareceram e os tumores nos ossos e pulmões reduziram de tamanho.

O The Sun salienta que, na verdade, não existe uma cura para a doença, mas que o tratamento de que está a ser alvo permitiu a Heidi controlar os tumores.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas