Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Tens 18 anos? Podes candidatar-te a uma viagem de interrail pela Europa

A Comissão Europeia tem 12 mil passes para oferecer a jovens com 18 anos no âmbito do programa 'DiscoverEU'.

Tens 18 anos? Podes candidatar-te a uma viagem de interrail pela Europa
Notícias ao Minuto

18:15 - 29/11/18 por Sara Gouveia

Mundo Viajar

Arranca esta quinta-feira, dia 29, a segunda fase do concurso 'DiscoverEU', que dá oportunidade aos jovens com 18 anos que queiram passar um mês a viajar e a descobrir a Europa no próximo verão de se candidatarem a um passe de viagem gratuito até 11 de dezembro.

A Comissão Europeia anunciou que tem mais 12 mil passes de interrail para oferecer. Depois da iniciativa lançada em junho deste ano, Bruxelas volta a dar oportunidade aos jovens europeus de agarrarem na mochila e conhecerem o que os rodeia.

Na primeira fase foram 15 mil os jovens que puderam conhecer e viajar por toda a Europa e, segundo a Comissão Europeia, o objetivo é "criar novas oportunidades para descobrir as riquezas do património cultural do continente, conhecer outras pessoas, aprender com outras culturas e vivenciar o que, na Europa, nos une".

Quem é que se pode candidatar?

Todos os cidadãos nascidos na UE entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2000.

Como podem fazê-lo?

Os interessados em participar podem inscrever-se através do Portal Europeu da Juventude onde terão de se registar e comunicar os seus planos de viagem.

Como é feita a seleção?

Os candidatos vão ser selecionados com base nas respostas dadas a cinco perguntas de resposta múltipla relacionadas com a cultura e a diversidade europeias, com as iniciativas da UE destinadas aos jovens, com as próximas eleições para o Parlamento Europeu, além de uma pergunta adicional sobre um tópico relacionado com esta segunda ronda.

Quando e como será a viagem?

Os jovens escolhidos vão poder viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019, de 1 a 30 dias e vão poder viajar sozinhos ou em grupos de cinco, no máximo (todos com 18 anos). Regra geral, o percurso será feita de comboio.

"No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião se necessário. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar", explicam ainda.

Os resultados são conhecidos em janeiro de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório