Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Capturado dirigente do ELN que controlava tráfico de droga na Colômbia

O dirigente da guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional (ELN) conhecido como Carlos Acosta, que controlava o tráfico de droga no norte da Colômbia, foi capturado no departamento do Norte de Santander, fronteiriço com a Venezuela, informou hoje a polícia.

Capturado dirigente do ELN que controlava tráfico de droga na Colômbia
Notícias ao Minuto

23:56 - 28/11/18 por Lusa

Mundo Norte

A operação em que o líder da Frente de Guerra do Nordeste do ELN foi capturado foi levada a cabo pelas forças militares e o Ministério Público na aldeia de Culebra, que pertence ao município de El Carmen, acrescentou a polícia em comunicado.

El Carmen situa-se no Catatumbo, uma região violenta onde operam o ELN e outros grupos criminosos que disputam o controlo das rotas do narcotráfico.

Segundo as investigações, o detido tinha "uma trajetória criminal" de mais de dez anos no ELN e era o encarregado de administrar e controlar o dinheiro obtido do tráfico de droga, de sequestros e extorsões, com o qual era adquirido material bélico e logístico.

Além disso, Carlos Acosta é especialista na elaboração de engenhos explosivos com os quais o grupo de guerrilha atacava as forças da autoridade, as infraestruturas rodoviárias, energéticas e petrolíferas do Catatumbo, uma das zonas com maiores extensões de cultivo de coca na Colômbia.

Carlos Acosta foi colocado sob custódia e responderá perante a justiça pelos crimes de rebelião e conspiração para cometer crime agravado, financiamento de terrorismo e fabrico de estupefacientes, precisou a polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório