Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente chinês promete melhorar a proteção da propriedade intelectual

O presidente chinês, Xi Jinping, assegurou hoje em Madrid, a dois dias de uma cimeira do G20 na Argentina, que o país irá "melhorar a proteção" da propriedade intelectual e "abrir ainda mais" o seu mercado interno.

Presidente chinês promete melhorar a proteção da propriedade intelectual
Notícias ao Minuto

15:44 - 28/11/18 por Lusa

Mundo G20

"A China fará esforços para abrir ainda mais as suas portas ao mundo exterior. Vamo-nos esforçar muito para facilitar o acesso ao mercado [chinês], melhorar as condições de investimento e reforçar a proteção da propriedade intelectual", afirmou Xi Jinping durante um discurso no Senado espanhol no segundo dia de uma visita de estado que está a fazer a Espanha.

O presidente da China chegou a Madrid na segunda-feira e reuniu-se de seguida com o rei Felipe VI, tendo-se hoje também encontrado com o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, não estando agendada nenhuma conferência de imprensa.

A guerra comercial entre o gigante asiático e os Estados Unidos deverá ser o tema central da cimeira do G20 que começa na sexta-feira na Argentina e onde Xi Jinping se deve encontrar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump.

Washington acusa Pequim de práticas desleais no comércio internacional, como o "roubo" da propriedade intelectual (direitos de autor) tendo Washington decidido levantar direitos aduaneiros de 250 mil milhões de euros sobre produtos chineses, com Pequim a contra-atacar com medidas idênticas de 110 mil milhões de dólares em produtos norte-americanos.

No seu discurso na câmara alta do parlamento espanhol, Xi Jinping também defendeu que a comunidade internacional precisa de construir consensos para resolver as tensões crescentes no que diz respeito ao comércio internacional.

"Acho que estamos numa encruzilhada. Em termos económicos, precisamos de decidir se vamos continuar a globalização económica e o mercado livre, ou se vamos escolher o unilateralismo e o protecionismo", disse Xi Jinping.

Depois da cimeira do G20 na Argentina, o presidente chinês irá visitar o Panamá e finalmente Portugal, em 04 e 05 de dezembro.

No que diz respeito ao investimento chinês no estrangeiro, os dois países ibéricos são vistos como mais compreensivos do que outro países europeus que tendem a limitar a sua presença.

O G20 é formado pelas 19 maiores economias do mundo e ainda pela União Europeia, que tem um assento como representante do conjunto dos países europeus, apesar de alguns deles já estarem representados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório