Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Personalidades pedem fim de envolvimento dos EUA na guerra do Iémen

Mais de cinco dezenas de personalidades nos Estados Unidos da América enviaram hoje uma carta aos líderes republicano e democrata no Senado para que o Congresso acabe com a participação não autorizada norte-americana na guerra no Iémen.

Personalidades pedem fim de envolvimento dos EUA na guerra do Iémen
Notícias ao Minuto

20:51 - 27/11/18 por Lusa

Mundo Congresso

Entre os subscritores estão o Prémio Nobel da Paz 1997, Jody Williams, dois antigos embaixadores dos EUA no Iémen, o ex-chefe de gabinete do ex-secretário de Estado Colin Powell, ex-analistas dos serviços de informações especialistas na área e académicos, como Noam Chomsky, Dani Rodrik ou John Mearsheimer.

No texto, apelam ao republicano Mitch McConnell e ao democrata Chuck Schumer para que façam "tudo o que puderem" para que seja aprovada a resolução apresentada por três senadores -- o independente Bernie Sanders, o republicano Mike Lee e o democrata Chris Murphy -- que visa aquele objetivo.

Os subscritores começam por lembrar os avisos da Organização das Nações Unidas de que a luta tem de parar para se evitar a maior fome que o mundo testemunharia em mais de um século.

A situação atual é a de "um claro e presente perigo de uma iminente e grande fome, que ameaça metade da população do país -- 14 milhões de pessoas -- de morte", detalharam.

O apelo à ação do Congresso é reforçado pela consideração de que o Governo do Presidente norte-americano, Donald Trump, não vai pressionar a Arábia Saudita para acabar com o conflito.

Salientaram também que a Casa Branca nunca pediu autorização para participar, juntamente com os sauditas, no esforço de guerra contra os rebeldes Houthi, nem tão pouco apresentou qualquer justificação legal para a continuação do conflito.

O texto refere ainda que os Houthi não colocam uma ameaça direta aos EUA, não há qualquer autorização legal para o uso da força contra eles, além de serem adversários da Al-Qaida, que erradicaram das áreas que controlam, e de grupos similares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório