Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Morreu Stephen Hillenburg, o criador do SpongeBob. Tinha 57 anos

Stephen Hillenburg morreu de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Morreu Stephen Hillenburg, o criador do SpongeBob. Tinha 57 anos
Notícias ao Minuto

17:52 - 27/11/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Óbito

Stephen Hillenburg, o criador da série SpongeBob, morreu esta segunda-feira aos 57 anos. A notícia agora divulgada dá conta ainda que Stephen tinha sido diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em março do ano passado, tendo esta sido a causa da morte. 

"Estamos incrivelmente tristes com a notícia de que Steve Hillenburg faleceu após uma batalha contra a ELA", escreveu a Nickelodeon Internacional num comunicado. 

Stephen é definido como sendo uma pessoa "de um senso de humor único e inocente que levou alegria a diversas gerações de crianças e famílias por todo o mundo. Os seus personagens originais irão permanecer na memória coletiva", escreveu ainda a Variety citando a Nickelodeon. 

Hillenburg licenciou-se na Universidade do Estado de Humboldt, em 1984, em Planeamento e Interpretação de Recursos Naturais, com especialização em recursos marinhos. 

Notícias ao MinutoStephen Hillenburg tinha 57 anos© Getty Images

Começou por dar aulas de biologia marinha na Califórnia, função que combinou com o seu talento artístico e amor às criaturas do mar. Decidiu, por isso, começar a escrever e ilustrar histórias como ferramentas de ensino com personagens que mais tarde se deram vida à série SpongeBob.

Começou a sua carreira de animação em 1987 e realizou ainda o mestrado em Belas Artes em 1992. Nesse mesmo ano ganhou o prémio de melhor conceito de animação no Festival Internacional de Animação de Ottawa pela sua curta-metragem de animação 'Wormholes'. 

De 1993 a 1996 trabalhou em televisão como diretor e escritor da série 'Rocko's Modern Life' da Nickelodeon. A partir de então, começou a trabalhar em 'full-time' na série que o celebrizou, SpongeBob. O primeiro episódio foi para o ar a 1 de maio de 1999. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório