Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Migrante transgénero foi agredida e morreu sob custódia dos EUA

Acusação é feita pelos advogados de defesa da família.

Migrante transgénero foi agredida e morreu sob custódia dos EUA
Notícias ao Minuto

16:51 - 27/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo ICE

A polícia para a imigração norte-americana está a ser acusada de maus tratos e negligência, que terão resultado na morte de uma migrante transgénero que estava sob sua custódia.

Conta a CNN que a ação está a ser movida pelos advogados dos familiares da vítima contra a ICE - a agência norte-americana que aplica as leis relativas à imigração.

Roxsana Hernandez Rodriguez era um mulher transgénero, diagnosticada como VIH positivo, que fugiu das Honduras, tendo feito um pedido de asilo nos Estados Unidos.

A 13 de maio deste ano, Roxsana ficou sob custódia da ICE após ter chegado aos EUA através de um porto próximo de San Diego, na Califórnia.

Depois foi transferida para uma unidade privada da ICE, no Novo México, a 16 de maio, tendo ficado numa unidade específica para detidos transgénero.

Nove dias depois acabaria por perder a vida, com a agência a registar a sua morte como uma paragem cardiorrespiratória.

Conta a CNN que, porém, uma segunda autópsia paga pelo Transgender Law Center, que está a dar apoio legal à família, sugere outra história.

Roxsana, na verdade, poderá ter perdido a vida na sequência de falências graves provocadas por desidratação numa pessoa que já era VIH positivo. O relatório da autópsia refere ainda que as escoriações que tinha no organismo dão a entender que as algemas que tinha nos pulsos estavam apertadas demais e que Roxsana poderá ter sido alvo de agressões tanto nas costas como no abdómen nos dias que antecederam a sua morte.

Citada pela mesma cadeia de televisão, Lynly Egyes, responsável jurídica do Transgender Law Center, defende que a morte de Roxsana era "inteiramente evitável". Em comunicado, a ICE nega por completo as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório