Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Human Rights Watch apresenta queixa contra princípe herdeiro saudita

A organização internacional Human Rights Watch apresentou hoje uma denúncia na Justiça contra o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, que vai visitar esta semana Buenos Aires para a cimeira dos líderes das 20 principais economias (G20).

Human Rights Watch apresenta queixa contra princípe herdeiro saudita
Notícias ao Minuto

06:34 - 27/11/18 por Lusa

Mundo G20

Aquela organização de defesa dos direitos humanos informou, no seu sítio na internet, que a denúncia foi apresentada na segunda-feira perante um procurador federal argentino, a quem pediu que investigue o príncipe saudita por alegadas violações do direito internacional cometidas durante o conflito armado no Iémen.

Segundo a Human Rights Watch, Bin Salman "seria penalmente responsável" por essas violações como ministro da Defesa de Arábia Saudita.

"As autoridades judiciais deveriam avaliar o papel de Mohammed bin Salman em possíveis crimes de guerra cometidos pela coligação liderada pela Arábia Saudita no Iémen desde 2015", afirmou Kenneth Roth, diretor-executivo da Human Rights Watch.

No documento apresentado também se faz alusão à possível cumplicidade de Bin Salman em graves denúncias de tortura e outros maus-tratos a cidadãos sauditas, incluindo o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, no início de outubro, no consulado saudita em Istambul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório