Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Académico britânico acusado de espionagem já está a caminho de casa

Matthew Hedges recebeu um perdão presidencial e foi libertado. Mas os Emirados Árabes Unidos continuam a acusá-lo de espionagem.

Académico britânico acusado de espionagem já está a caminho de casa
Notícias ao Minuto

23:31 - 26/11/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Matthew Hedges

Matthew Hedges, o estudante de doutoramento britânico que estava detido nos Emirados Árabes Unidos desde o passado dia 5 de maio, já foi libertado e já embarcou no avião a caminho de casa.

Um fotógrafo da Reuters confirma que o académico já embarcou num avião que partiu esta segunda-feira do aeroporto internacional do Dubai com destino a Londres, onde chegará durante esta terça-feira, 27 de novembro. 

O caso que abalou as relações diplomáticas entre Abu Dhabi e Londres teve assim uma resolução pacífica para ambas as partes com o anúncio do perdão presidencial do presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed Al Nahyan, perdão esse incluído num perdão em massa a centenas de outros presos.

Apesar da libertação, Abu Dhabi manteve a acusação de espionagem. Para tal, divulgou um vídeo numa conferência de imprensa sem direito a perguntas em que o estudante da universidade de Durham alegadamente admitia trabalhar para o MI-6 (serviços de informação britânicos).

O vídeo exibido não chegou a ser partilhado com a imprensa. A Reuters explica que esse mesmo vídeo incluía partes inaudíveis, bem como legendas que não foi possível confirmar se estavam corretas. A mesma agência acrescenta ainda que Matthew Hedges parece dizer que contactou as suas fontes como aluno de doutoramento.

Matthew Hedges esteve durante duas semanas nos Emirados Árabes Unidos, tendo sido detido a 5 de maio, quando se preparava para voltar a casa. A viagem terá sido em pesquisa para a sua tese e terá incluído várias entrevistas com locais.

A esposa, Daniela Tejada, que numa primeira fase criticou as autoridades britânicas por não terem dado a devida atenção ao caso, adiantou que o marido esteve durante estes meses quase sempre detido em regime de isolamento e que o julgamento em que foi condenado durou só cinco minutos e incluía passagens da tese de dissertação de Matthew Hedges como supostas provas de espionagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório