Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estreito de Kerch fechado após a incursão armada ucraniana

"A passagem pelo Estreito de Kerch para navios civis está fechada", relevou o diretor geral da companhia Maritime Ports Crimeos.

Estreito de Kerch fechado após a incursão armada ucraniana
Notícias ao Minuto

12:34 - 25/11/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Crimeia

A Rússia fechou este domingo o Estreito de Kerch, que liga os mares Negro e Azov, após uma incursão armada ucraniana nas suas águas territoriais. A informação foi avançada pela empresa portuária de gestão de tráfego marítimo na Crimeia. 

"A passagem pelo Estreito de Kerch para navios civis está fechada", disse à imprensa Alexei Volkov, diretor geral da companhia Maritime Ports Crimeos. 

O Serviço Federal de Segurança (FSB, ex-KGB) da Crimeia acusou os navios da marinha ucraniana de irem do Mar Negro  ao estreito sem pedirem permissão para o trânsito, o que as autoridades russas consideram uma "provocação", podendo aliás desencadear uma "situação de conflito na região", narra o El Periódico. 

Depois de denunciar a violação das águas territoriais, o FSB da Crimeia assegurou que os navios ucranianos "manobravam perigosamente" e recusavam-se a aceitar as indicações. 

O FSB enfatiza que está a adotar "todas as medidas para garantir a segurança da navegação e a ordem do trânsito de navios nos mares Negro e Azov, e no Estreito de Kerch". Enquanto isso, a Marinha Ucraniana assegura que os seus três navios "continuam a cumprir no mar as missões que foram comissionadas ... em conformidade com as normas da lei do mar".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório