Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Líderes da União Europeia aprovam acordo para o Brexit

O acordo de retirada do Reino Unido da União Europeia foi aprovado pelos líderes da UE, anunciou Donald Tusk.

Líderes da União Europeia aprovam acordo para o Brexit
Notícias ao Minuto

09:42 - 25/11/18 por Filipa Matias Pereira

Mundo Donald Tusk

Os chefes de Estado e de Governo dos 27 deram o aval ao projeto de acordo da saída do Reino Unido da União Europeia, anunciou Donald Tusk na cimeira extraordinária que se realiza este domingo em Bruxelas. 

Narra a BBC que o presidente do Conselho Europeu sinalizou este sábado que o acordo seria aprovado depois de ter terminado o 'imbróglio' de Gibraltar. 

Também António Costa adiantou aos jornalistas, à chegada à cimeira extraordinária, que Portugal daria luz verde à saída do Reino Unido da União Europeia. 

Recorde-se que já era esperado que este acordo histórico de separação fosse endossado sem percalços, bem como a declaração política que estipula os parâmetros da relação futura entre as partes. O passo seguinte é que o documento seja também aprovado pelo Parlamento do Reino Unido, uma decisão que não se prevê que seja tão unânime.

Estima-se que o Reino Unido deixe o bloco comunitário a 29 de março de 2019, sendo que o Parlamento britânico deve votar o acordo no início de dezembro, mas sua aprovação não está de forma alguma garantida, com os trabalhistas, os liberais democratas, o Scottish National Party, o Democratic Unionist Party e muitos deputados conservadores dispostos a votar contra.

A primeira-ministra Theresa May tem vindo a apelar à aprovação do documento, argumentando que este é o melhor acordo que poderia honrar o resultado do referendo do Brexit.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório