Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Violento protesto dos 'coletes amarelos' transforma cidade luz em cinza

Fotos mostram caos em várias cidades francesas. Paris foi a cidade mais afetada pela violenta manifestação deste sábado.

Notícias ao Minuto

23:29 - 24/11/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Mundo Paris

Os Campos Elísios, em Paris estão, na noite deste sábado, irreconhecíveis. Paragens de transportes públicos, montras e esplanadas estão completamente destruídas, contrastando com as luzes de Natal, acesas na quinta-feira passada com pompa e circunstância pela presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo.

Na própria avenida e nas imediações, as barricadas erguidas ao longo da tarde pelos 'coletes amarelos' estão a arder alimentadas por lixo, motas ou bicicletas.

Durante todo o dia, Paris, assim como outras cidades francesas, foi invadida por milhares de 'coletes amarelos' que protestaram contra o aumento dos combustíveis e a política do Presidente francês, Emmanuel Macron.

A manifestação que era, alegadamente, pacífica, transformou-se demasiado rápido num cenário de violência, tornando a 'cidade luz' num quadro em tons cinza.

Perante os protestos, a polícia endureceu na 'carga' de gás lacrimogéneo e na utilização dos canhões de água, o que enfureceu ainda mais os 'coletes amarelos'. Ao cair da noite, Paris foi invadida não por 'coletes amarelos' mas por grupos de jovens vestidos de negro e com máscaras que se mostram ainda mais violentos.

Recorde-se que 'coletes amarelos' são um movimento cívico à margem de partidos e sindicatos, criado nas redes sociais e alimentado pelo descontentamento da classe média-baixa francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório