Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Líder do PP espanhol critica Sánchez por acordo sobre Gibraltar

O presidente do Partido Popular espanhol, Pablo Casado, considerou hoje um "fracasso" histórico o acordo sobre Gibraltar anunciado pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que, na sua opinião, "perdeu" uma oportunidade de conseguir uma soberania partilhada do território.

Líder do PP espanhol critica Sánchez por acordo sobre Gibraltar
Notícias ao Minuto

21:28 - 24/11/18 por Lusa

Mundo Brexit

Em declarações aos jornalistas em Almuñécar, Casado criticou o acordo, alcançado no quadro do 'Brexit', por não incorporar uma cláusula que tinha sido preparada pelo anterior Governo liderado pelo PP.

O líder do PP acusou Sánchez de não ter conseguido que fosse alterado o artigo 184 do projeto de acordo no sentido de dar garantias de que qualquer futura relação de Gibraltar com a União Europeia passava por um acordo entre Espanha e Reino Unido e disse que as cartas dos presidentes do Conselho e da Comissão Europeia "não são juridicamente vinculativas".

Para Casado, Sánchez com a declaração feita hoje, tenta enganar o seu "fracasso" e pretender fazer crer que é "um bom acordo".

O presidente do PP disse ainda que Sánchez "não está à altura do Governo de Espanha e devem ser convocadas eleições quanto antes", lamentando que se tenha perdido a "melhor ocasião" desde há três séculos para uma soberania partilhada de Gibraltar.

Os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, garantiram hoje, numa carta endereçada ao primeiro-ministro espanhol, que qualquer acordo celebrado entre União Europeia e Reino Unido sobre Gibraltar, após o 'Brexit' (saída britânica da União Europeia), terá de ter o visto prévio espanhol.

Numa carta endereçada a Pedro Sánchez, a que a agência Lusa teve acesso, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk clarificam a sua posição sobre o controverso artigo 184 do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), insistindo que o objetivo deste é apenas criar "o melhor compromisso" para que as partes negoceiem acordos para reger a sua relação futura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório