Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Donald Trump está descontente com secretário do Tesouro

O Presidente norte-americano está descontente com o seu secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que responsabiliza pela escolha de um presidente do banco central, cuja política de subida de taxas de juro pode ameaçar a sua reeleição, em 2020.

Donald Trump está descontente com secretário do Tesouro
Notícias ao Minuto

06:31 - 24/11/18 por Lusa

Mundo Imprensa

A informação foi divulgada na sexta-feira pelo Wall Street Journal, baseado em fontes não identificadas, que acrescentou que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, responsabiliza Mnuchin pelas turbulências nos mercados bolsistas e reprova-lhe o ceticismo em relação aos seus métodos de choque nas relações comerciais.

Durante conversações com os seus conselheiros nas últimas semanas, Trump questionou-se abertamente se não deveria ter nomeado o presidente do maior banco dos EUA, o JPMorgan Chase, apesar de este já ter dito que era mais inteligente do que o milionário do imobiliário, em vez de Mnuchin, ex-banqueiro do Goldman Sachs, gestor de fundos e produtor cinematográfico.

Fonte da Casa Branca garantiu ao diário que Trump "aprecia" o trabalho de Mnuchin.

"O secretário do Tesouro Mnuchin foi eficaz na realização das prioridades do Presidente", escreveu uma porta-voz da Casa Branca, Lindsay Walters.

As variações de humor de Trump são conhecidas e as suas críticas não significam necessariamente que Mnuchin esteja em vias de sair do cargo, mas, segundo o jornal, os seus apoiantes receiam que ele sofra o mesmo destino que o antigo secretário da Justiça, Jeff Sessions, ou de Estado, Rex Tillerson.

Donald Trump, que vê o desempenho da bolsa como uma medida do seu sucesso, inquietou-se com as recentes perdas ocorridas em Wall Street.

"Se ele [Mnuchin] fosse tão bom assim, será que isto acontecia?", disse a um visitante que estava a elogiar o secretário do Tesouro, revelou a publicação.

Ao contrário da maior parte dos outros membros do Governo, Mnuchin conhece Donald Trump do tempo em que os dois homens viviam em Nova Iorque, com este a ter assistido mesmo ao casamento daquele.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório