Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Maior matadouro de cães da Coreia do Sul desmantelado

O maior matadouro de cães da Coreia do Sul começou a ser desmantelado na quinta-feira, um "momento histórico" para ativistas dos direitos animais que querem travar o consumo de carne canina no país.

Maior matadouro de cães da Coreia do Sul desmantelado
Notícias ao Minuto

09:30 - 23/11/18 por Lusa

Mundo Redes Sociais

A carne de cão sempre fez parte da cozinha da Coreia do Sul, onde perto de um milhão de cães são comidos todos os anos. No entanto, a velha prática tem estado em declínio no país, onde as vozes dos ativistas se têm feito ouvir.

"É um momento histórico", escreveu a associação Kara, defensora dos direitos animais, depois de as autoridades municipais terem confirmado o desmantelamento do complexo, que vai dar espaço a um parque público.

Em Taepyeong-dong, localizado em Seongnam, a sul de Seul, existiam pelo menos seis matadouros.

O complexo abrigava centenas de cães e era um dos principais fornecedores de carne canina a restaurantes em todo o país.

De acordo com a imprensa local, os operadores administraram o espaço durante várias décadas sem as autorizações necessárias.

Após anos de lutas judiciais, um tribunal de Seul decidiu que o município devia proceder ao despejo das empresas.

Ativistas, que protagonizaram vários protestos contra o matadouro, já haviam acusado os trabalhadores de matarem os cães de forma cruel, nomeadamente por eletrocussão.

Um estudo realizado no ano passado concluiu que 70% dos sul-coreanos não comem carne de cão, mas apenas 40% acreditam que essa prática devia ser banida.

Cerca de 65% dos entrevistados também sentiram que os cães deviam ser criados e abatidos em melhores condições.

Não há lei que regulamente o abate de cães na Coreia do Sul, mas em junho um tribunal sul-coreano decidiu que matar estes animais para consumo é ilegal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório