Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Carruagem celta com 2.500 anos encontrada por caçador de tesouros

A descoberta foi feita com recurso a um detetor de metais.

Carruagem celta com 2.500 anos encontrada por caçador de tesouros
Notícias ao Minuto

18:43 - 22/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo País de Gales

Uma carruagem celta com 2.500 anos era provavelmente a última coisa que o caçador de tesouros, Mike Smith, esperava encontrar com o seu detetor de metais em Pembrokeshire, no País de Gales.

O homem, de 45 anos, pensou inicialmente que tinha encontrado uma pregadeira, mas à medida que escavava mais começou a perceber que se tratava de uma parte de um arnês de cavalo de 600 a.C..

Depois de 30 anos em busca de pequenos achados, Mike assumiu que assim que começou a desenterrar a peça soube "a importância que tinha imediatamente".

"Foi instintivo. Já tinha lido tudo sobre enterros de carruagens e sempre quis que fosse uma das pessoas a encontrar uma coisa assim. Encontrar isto é um privilégio", contou, citado pelo Metro.

A equipa do Dyfed Archaeological Trust and National Museum Wales ajudou-o a confirmar a teoria e ajudaram nas escavações, onde foram reveladas a parte superior das rodas do veículo.

Os altos responsáveis da Idade do Ferro podiam ser enterrados com a sua carruagens, os cavalos e as armas. 

O local da descoberta foi mantido secreto e vai ser recuperado. Terá ainda direito a proteção legal para que seja feita uma escavação de maior dimensão para o próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório