Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente sul-africano faz alterações ao Governo

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, procedeu hoje a uma alteração do Governo, após a recente renúncia do ministro do Interior e a morte da ministra do Ambiente.

Presidente sul-africano faz alterações ao Governo
Notícias ao Minuto

17:06 - 22/11/18 por Lusa

Mundo Cyril Ramaphosa

A remodelação, que era esperada, ocorre a seis meses das eleições gerais, em que o Congresso Nacional Africano (ANC) vai tentar manter o poder que controla desde o fim oficial do 'apartheid' em 1994.

Em 13 de novembro, o ministro do Interior sul-africano, Malusi Gigaba, que foi alvo de tentativas de extorsão, após o roubo de um vídeo de caráter sexual que o envolvia, pediu a demissão.

Em comunicado, o chefe de Estado, Cyril Ramaphosa, indicou que recebeu a carta de demissão de Malusi Gigaba, um aliado próximo do ex-Presidente Jacob Zuma, que aceitou.

Nessa carta, o ministro do Interior justificou a sua saída em nome do "interesse nacional" e do partido, e para "aliviar o Presidente de pressões desnecessárias".

Aliado próximo do ex-Presidente Jacob Zuma, Malusi Gigaba foi substituído hoje por Siyabonga Cwele, que detinha a pasta de Telecomunicações.

A ministra do Ambiente Edna Molewa, que morreu em setembro, foi substituída por Nomvula Mokonyane, ministra da Comunicação, anunciou o Presidente Ramaphosa em Pretória.

A pasta da Comunicação também foi associada à pasta de Telecomunicações e confiada a Stella Ndabeni Abrahams.

Nesta remodelação, o chefe de Estado sul-africano manteve os ministros controversos, incluindo Bathabile Dlamini, responsável pelo Desenvolvimento Social e acusado de ter mentido sob juramento.

O Presidente da África do Sul prometeu combater a corrupção e impulsionar a economia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório