Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Agência nuclear da ONU apela à Coreia do Norte para permitir inspeção

O responsável pela agência nuclear da ONU apelou hoje à Coreia do Norte para permitir o regresso dos inspetores com o objetivo de monitorizarem o seu programa nuclear.

Agência nuclear da ONU apela à Coreia do Norte para permitir inspeção
Notícias ao Minuto

17:12 - 22/11/18 por Lusa

Mundo AIEA

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) advertiu hoje que a Coreia do Norte, ao contrário do que foi prometido em setembro, não iniciou o desmantelamento do centro nuclear de Yongbyon, e adotou medidas que indicam uma reativação.

"Em Yongbyon foram detetadas atividades junto ao rio Kuryong que poderão estar relacionadas com alterações na infraestrutura de refrigeração para o reator de 5 megawatts (MW) e o reator de água ligeira", assinalou Yukiya Amano, diretor-geral da AIEA.

Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul concordaram numa cimeira em 19 de setembro que Pyongyang tomaria medidas para desmantelar Yongbyon, caso os Estados Unidos adotassem "medidas correspondentes".

Amano, que não se referiu a estas medidas, precisou hoje "que no reator de água ligeira, a AIEA também observou atividades consistentes com o fabrico de compostos de reator e o possível envio dessas partes para o interior do edifício do reator".

"É provável que o reator 5MW fosse desligado enquanto eram efetuadas algumas dessas atividades", concluiu Amano perante a Junta de governadores de Agência, que hoje reuniu em Viena.

Os inspetores da AIEA foram expulsos da Coreia do Norte em abril de 2009 e desde então supervisionam as atividades atómicas do país apenas através de imagens de satélite e outras fontes.

Nesta perspetiva, o diretor-geral da AIEA, um antigo diplomata japonês, sublinhou hoje que "sem acesso, a Agência não pode confirmar a natureza nem o objetivo dessas atividades".

A Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo, possui diversas ogivas nucleares e iniciou a construção de mísseis balísticos que podem atingir os Estados Unidos.

Em junho, os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reuniram-se numa histórica cimeira em Singapura onde concordaram iniciar esforços para a desnuclearização da península coreana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório