Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Brexit: UE e Londres acordam declaração política da futura relação

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou hoje que os 27 e o Reino Unido acordaram os termos da declaração política da futura parceria entre a União Europeia (UE) e Londres após o 'Brexit'.

Brexit: UE e Londres acordam declaração política da futura relação
Notícias ao Minuto

11:07 - 22/11/18 por Lusa

Mundo Donald Tusk

"Acabei de endereçar aos 27 um rascunho da declaração política da futura parceria entre a União Europeia e o Reino Unido. O presidente da Comissão Europeia [Jean-Claude Juncker] informou-me que foi alcançado um acordo ao nível dos negociadores e um acordo de princípio a nível político, que será sujeito ao aval dos líderes", escreveu Donald Tusk na sua conta na rede social Twitter.

De acordo com a agência France-Presse, o texto da declaração política, que será anexado ao acordo de saída do Reino Unido e que tem 26 páginas, "estabelece os parâmetros de uma parceria ambiciosa, ampla, profunda e flexível" nos âmbitos comercial, de política externa, de defesa e de segurança.

No domingo, os chefes de Estado e de Governo dos 27 encontram-se numa cimeira extraordinária em Bruxelas para aprovar o texto do acordo de saída do Reino Unido do bloco comunitário e também a declaração política com as diretrizes para a futura relação entre as partes.

Um dia antes, a primeira-ministra britânica, Theresa May, deslocar-se-á novamente a Bruxelas para um encontro de trabalho com o presidente da Comissão Europeia.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia em 29 de março do próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório