Meteorologia

  • 16 OUTUBRO 2019
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Khashoggi: Dinamarca suspende vende de armas à Arábia Saudita

O governo dinamarquês anunciou hoje a suspensão de venda de armas à Arábia Saudita por causa do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi e pela participação do país na guerra do Iémen.

Khashoggi: Dinamarca suspende vende de armas à Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

10:02 - 22/11/18 por Lusa

Mundo Conflito

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, Anders Samuelsen, refere em comunicado que a "nova situação resulta dos factos" - assassinato do jornalista dissidente e participação saudita no conflito do Iémen, e, de contactos estabelecidos durante uma reunião com representantes da diplomacia dos países da União Europeia.

A decisão abrange as exportações de produtos usados por civis e militares que possam ser utilizados para "violar" os direitos humanos.

"A Dinamarca mantinha uma prática muito restritiva nesta área, mas espero que a decisão faça com que mais países da União Europeia venham a implementar de forma 'severa' as regras da união nesta matéria", afirma Samuelsen no mesmo documento.

Khashoggi foi assassinado no interior do consulado saudita em Istambul no passado dia 02 de outubro.

A Procuradoria saudita anunciou que vai processar 11 indivíduos, mas a Turquia aponta que a ordem para matar o jornalista teve origem "a mais alto nível".

A Alemanha anunciou esta semana que vai suspender as vendas de armas e equipamentos de defesa à Arábia Saudita, inclusivamente aquelas que já tinham sido aprovadas, como medida de reação à morte de Khashoggi.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório