Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Seleção de râguebi usa cores do arco-irís em apoio a colega homossexual

Gareth Thomas, antigo jogador de râguebi galês, foi vítima de um ataque homofóbico no fim de semana passado.

Seleção de râguebi usa cores do arco-irís em apoio a colega homossexual
Notícias ao Minuto

22:17 - 21/11/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo França

Os jogadores franceses de râguebi vão colocar atacadores com as cores do arco-irís nas suas sapatilhas para o jogo do próximo sábado, dia 24 de novembro, que os oporá à seleção das Fiji, em apoio ao antigo capitão galês Gareth Thomas, que foi vítima de um ataque homofóbico no fim de semana passado.

A intenção foi anunciada no Twitter por Serge Simon, vice-presidente da Federação Francesa de Râguebi. 

"Caro Gareth Thomas, o râguebi francês está do teu lado no que diz respeito ao ataque homofóbico de que foste vítima. Para mostrar o nosso apoio, os jogadores de râguebi franceses vão usar atacadores com as cores do arco-íris durante o jogo França - Fiji no sábado à noite. Estamos todos contigo nisto", escreveu o responsável.

Um adolescente de 16 anos de idade admitiu ter agredido Thomas no sábado passado, segundo a polícia de Cardiff, citada pela AP.

O ex-jogador falou sobre o incidente através das redes sociais, exibindo as feridas na sua face e indicando, porém, que não apresentou queixa contra o jovem, optando antes pela justiça reparadora. "Podem aprender mais por esta via do que pela outra", afirmou.

Gareth Thomas, de 44 anos idade, conhecido como 'Alfie', fez uma centena de jogos pelo País de Gales (entre 1995 e 2007) e jogou três temporadas no clube francês Stade Toulousain (entre 2004 e 2007). Foi o primeiro atleta profissional desta modalidade a tornar pública a sua homossexualidade, em 2009.

A escolha dos atacadores com as cores do arco-íris é uma referência à campanha Rainbow Laces, que encoraja todos os envolvidos no desporto a mostrar o seu apoio pela igualdade e inclusão da comunidade LGBT.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório