Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Belfast: Voo colocado em perigo por erro dos pilotos ao inserir dados

Pilotos inseriram temperatura errada antes do voo e erro poderia ter tido consequências "catastróficas".

Belfast: Voo colocado em perigo por erro dos pilotos ao inserir dados
Notícias ao Minuto

18:58 - 21/11/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Investigação

Um avião da companhia Sunwing, com 185 pessoas a bordo, levantou voo com dificuldade no aeroporto de Belfast e depois voou a baixa altitude durante quatro quilómetros porque os pilotos introduziram a temperatura errada no computador de bordo.

De acordo com os investigadores que avaliaram o caso, citados pelo Guardian, o erro poderia ter resultado em consequências catastróficas.

O autopiloto do Boeing 737 calculou a velocidade de levantamento de voo com base numa temperatura de -52ºC, ao invés de 16ºC, o que fez com que levantasse voo no ponto mais extremo da pista, batendo inclusive numa das lanternas da mesma, quase 30 metros depois do ponto onde deveria ter levantado voo em circunstâncias normais.

Depois de levantar voo e depois de quase quatro quilómetros em que o aparelho apenas subiu até aos 240 metros de altitude, muito abaixo da subida abrupta normal num levantamento de voo, os pilotos aperceberam-se e aumentaram a propulsão. O voo chegou ao destino em segurança depois desta decisão.

Os investigadores encarregues do caso indicam que o aparelho só não colidiu com mais nada por causa da “natureza benigna” da via depois da pista e da ausência de obstáculos na área circundante. De acordo com os mesmos, se tivesse existido alguma falha no motor ao levantar voo, os resultados teriam sido “catastróficos”.

O incidente aconteceu no dia 21 de julho do ano passado, com um avião que fazia a ligação entre Belfast, na Irlanda, e Corfu, na Grécia. A tripulação não soube explicar, na altura, porque é que introduziram a temperatura errada, mas a investigação concluiu que os pilotos poderiam estar a sofrer de jet-lag.

Quem reportou o caso foram os funcionários do aeroporto que viram o levantamento de voo do aparelho e depois viram a lâmpada partida na pista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório