Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Theresa May rejeita excluir Gibraltar das negociações com União Europeia

A primeira-ministra britânica, Theresa May, rejeitou hoje excluir Gibraltar das negociações com a UE sobre a saída e a futura relação do país com a União Europeia (UE), como pretende o Governo espanhol.

Theresa May rejeita excluir Gibraltar das negociações com União Europeia
Notícias ao Minuto

16:01 - 21/11/18 por Lusa

Mundo Governo

Durante a sessão semanal de respostas aos deputados na Câmara dos Comuns, May afirmou "o apoio firme a Gibraltar, à sua população e à sua economia" e disse que Gibraltar fez parte das negociações para a saída do Reino Unido da UE.

"Estou satisfeita por ter negociado um protocolo sobre Gibraltar que fará parte de um pacote de acordos entre o Reino Unido, Espanha e o Governo de Gibraltar que estabelece os compromissos das partes para uma cooperação", referiu.

Juntamente com o rascunho do acordo de saída do Reino Unido da UE, que deverá ser aprovado pelos líderes europeus este domingo num Conselho Europeu extraordinário, foi publicado um protocolo que regula o estatuto do território britânico localizado na Península Ibérica.

O protocolo prevê a criação de comités hispano-britânicos para abordar questões como os direitos dos trabalhadores transfronteiriços, a luta contra o contrabando, a proteção do ambiente ou a cooperação policial.

Porém, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, ameaçou esta semana com um veto porque quer que, tanto no acordo de saída como na declaração política para a relação futura fique explícito que o futuro de Gibraltar será decidido por uma negociação política entre o Reino Unido e a Espanha.

O pequeno enclave de sete quilómetros quadrados com 32.000 habitantes e com fronteira no sul de Espanha é território britânico, mas é reivindicado pelas autoridades espanholas.

Hoje, Theresa May insistiu que não quer que as negociações sejam bilaterais, mas multilaterais.

"Sempre fomos claros que não vamos excluir Gibraltar das negociações sobre o futuro relacionamento. Queremos um acordo que funcione para toda a família no Reino Unido, e que inclui Gibraltar", defendeu a primeira ministra, referindo às regiões britânicas e territórios dependentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório