Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Espanha defende reforço da cooperação com Marrocos

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, defendeu hoje o reforço da cooperação com Marrocos em relação à questão dos migrantes, no final de um encontro com o seu homólogo, Saad-Eddine el Othmani, em Rabat.

Espanha defende reforço da cooperação com Marrocos
Notícias ao Minuto

16:05 - 19/11/18 por Lusa

Mundo Migrações

"A migração é uma responsabilidade comum e devemos reforçar a nossa cooperação em relação a esta questão", disse Sánchez, na sua primeira visita oficial a Marrocos.

O chefe do governo marroquino, por seu turno, indicou que "Marrocos faz tudo o que pode para combater a imigração clandestina".

"A questão migratória é complexa e não pode ser resolvida apenas com uma abordagem ao nível da segurança apesar da sua importância, deve-se privilegiar o desenvolvimento dos países de partida em África", adiantou Othmani.

Sánchez, que está acompanhado de vários membros do seu governo, disse ainda que "a parceria económica" entre os dois países "é igualmente importante", adiantando que foi acordada "a organização no próximo ano de um fórum económico marroquino-espanhol".

A Espanha é um dos principais aliados de Marrocos na Europa e o seu primeiro parceiro comercial.

Tendo-se tornado este ano a primeira porta de entrada dos migrantes na Europa, a Espanha tem vindo a pedir à União Europeia para desbloquear ajudas com destino a Marrocos para se gerir melhor os fluxos clandestinos na rota ocidental do Mediterrâneo.

Perto de 47.500 migrantes chegaram a Espanha por via marítima desde o início do ano, segundo a Organização Internacional para as Migrações. Mais de 560 morreram ou estão desaparecidos.

Entre janeiro e final de setembro, Marrocos travou 68.000 pessoas que tentavam imigrar ilegalmente e desmantelou 122 "redes criminais ativas", de acordo com um balanço oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório