Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Trump deu o exemplo das florestas finladesas. Agora é alvo de piadas

O presidente norte-americano visitou algumas das áreas afetadas pelos incêndios na Califórnia. Deixou elogios à forma como a Finlândia cuida das florestas mas errou nos pormenores que deu aos jornalistas sobre a gestão dessas florestas.

Trump deu o exemplo das florestas finladesas. Agora é alvo de piadas
Notícias ao Minuto

15:45 - 19/11/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

Durante a visita que fez às zonas atingidas pelo incêndio Camp, Donald Trump, que já tinha criticado a gestão florestal no estado da Califórnia, decidiu dar o exemplo finlandês de prevenção de fogos. O presidente norte-americano disse que os finlandeses passam “muito tempo a cuidar e a limpar” e que “não têm qualquer problema” com as suas florestas, destacando uma conversa que tinha mantido com o seu homólogo finlandês.

Mas aparentemente a conversa não foi bem assim. Sauli Niinistö, presidente da Finlândia, sublinhou ao jornal Ilta-Sanomat que mencionou que o seu país está “coberto por florestas” e que também têm “um bom sistema de monitorização”. No entanto, Niinistö não se lembra da limpeza ter sido um dos tópicos de que falaram. “Cuidamos das nossas florestas”, salientou.

Um especialista do ministério Interior da Finlândia fez questão de apontar ao New York Times algo que Trump não referiu: as diferenças de clima entre a Finlândia e o estado da Califórnia.

Os finlandeses não perderam tempo a brincar com as afirmações de Trump nas redes sociais. Pyry Luminen publicou uma fotografia no Twitter onde surge de aspirador entre árvores. “Apenas um dia normal nas florestas finlandesas”, escreveu na publicação.

Outro post aproveitou o slogan de campanha de Donald Trump, ‘Make America Great Again’ (‘Tornar a América grande de novo’), e fez uma nova versão, ‘Make America Rake Again’ (algo como ‘Fazer a América limpar de novo’).

Também houve quem não perdoasse a ausência de referência quanto ao clima do país nórdico e a sua diferença para o clima da Califórnia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório