Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo iemenita anuncia participação em negociações de paz

O governo do Presidente iemenita, Abd Rabbo Mansur Hadi, anunciou hoje oficialmente a sua participação em negociações de paz com os rebeldes na Suécia propostas pela ONU, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Governo iemenita anuncia participação em negociações de paz
Notícias ao Minuto

12:54 - 19/11/18 por Lusa

Mundo Suécia

O executivo mandou uma carta ao emissário da ONU, Martin Griffiths, "saudando os esforços de paz e anunciando o envio de uma delegação às consultas (de Estocolmo) visando encontrar uma solução política" para o conflito iemenita, indica o comunicado.

O anúncio segue-se a um apelo de um chefe rebelde ao congelamento das operações militares dos Huthis para dar uma hipótese aos esforços de paz.

O comunicado insiste na necessidade de a ONU pressionar os rebeldes para que eles participem "sem condições" nas negociações de Estocolmo.

Mohammed Ali al-Huthi, chefe do Conselho Supremo Revolucionário dos rebeldes, apelou hoje aos seus partidários para acabarem com "os disparos de mísseis (...) sobre os países agressores", numa referência à Arábia Saudita que dirige a coligação internacional que apoia o governo iemenita, para apoiar os esforços de Griffiths.

Propôs ainda aos dirigentes da rebelião para confirmarem a sua disposição de "parar as operações militares em todas as frentes para se alcançar uma paz justa".

Griffiths anunciou uma visita em breve a Sanaa, a capital iemenita controlada pelos rebeldes Huthis. O emissário da ONU disse pretender organizar "rapidamente" negociações de paz na Suécia.

Segundo o emissário da ONU, o governo iemenita e os rebeldes, apoiados pelo Irão, mostraram um "empenhamento renovado" de trabalhar por uma solução política e apresentaram "garantias sólidas" de que participariam nas negociações.

Não há ainda, no entanto, qualquer data para as discussões.

A guerra no Iémen já causou pelo menos 10.000 mortos e a pior crise humanitária atual no mundo, segundo a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório