Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos em Kiev

Os manifestantes que participaram hoje numa marcha pelos direitos das pessoas transgénero em Kiev, capital da Ucrânia, foram agredidos por militantes de extrema-direita.

Manifestantes pelos direitos transgénero agredidos em Kiev
Notícias ao Minuto

18:02 - 18/11/18 por Lusa

Mundo Violência

Segundo constatou um jornalista da agência francesa AFP no local, cerca de 30 pessoas marchavam com bandeiras arco-íris e cartazes exigindo o fim da "transfobia", quando militantes de extrema-direita lançaram bombas de gás lacrimogéneo contra o cortejo.

Duas mulheres agredidas tiveram de ser assistidas no local por socorristas e a polícia teve de escoltar os manifestantes até uma estação de metro, à qual bloqueou depois o acesso, para evitar confrontos.

Um jornalista canadiano que cobria a marcha escreveu, na rede social Twitter, que foi atingido no rosto por militantes radicais.

"Os acontecimentos de hoje mostraram que o nível de agressão e violência da extrema-direita está a escalar na Ucrânia", denunciaram os organizadores da marcha, na sua página na rede social Facebook.

A homofobia ainda está muito presente na Ucrânia, mas, nos últimos anos, as autoridades ucranianas têm tolerado marchas como esta, para agradar à União Europeia e vincar a diferença em relação à atitude da vizinha Rússia.

Em junho, a polícia prendeu, em Kiev, mais de 50 manifestantes de extrema-direita que tentavam, à força, impedir a realização de uma marcha do orgulho gay que, sob forte escolta policial, juntou cerca de cinco mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório