Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Decorações natalícias com símbolos nazi à venda em 'eBay' da Dinamarca

Entre os objetos encontravam-se ornamentos de natal com suásticas, uma figura de Lego a representar um soldado das SS e bandeiras.

Decorações natalícias com símbolos nazi à venda em 'eBay' da Dinamarca
Notícias ao Minuto

22:00 - 17/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vendas

A maior plataforma de vendas online da Dinamarca, a DBA, - comprada pelo eBay em 2008 - retirou vários objetos com simbologia nazi da sua página depois de mais de 200 artigos terem sido descobertos à venda.

Sofie Fonden Lund, a porta-voz da empresa, explicou em declarações ao Independent, que os objetos foram mandados retirar por "poderem parecer ofensivos".

"Como regra, deixamos que os artigos sejam vendidos através da categoria 'coleções', pois captam o interesse de colecionadores. Mas escolhemos agora excluir os objetos nazis, pois reconhecemos que se pode tratar de uma questão emocional e parecer ofensivo", referiu ainda a porta-voz da página online, que tem mais de 1,6 milhões de utilizadores por mês.

Numa pesquisa, o jornal dinamarquês Jyllands-Posten encontrou 178 artigos desse género à venda, incluindo 12 bolas de natal alusivas ao nazismo, por 10 mil coroas dinamarquesas (mais de 1.300 euros), bem como uma figura de Lego a representar um soldado das SS e uma bandeira.

Apesar de a posse e venda de objetos alusivos ao nazismo não ser ilegal na Dinamarca, o eBay tem uma 'política de material ofensivo' que proíbe a venda de artigos com símbolos nazis e qualquer objeto feito depois de 1933 com suásticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório