Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Moscovici defende continuação do diálogo da UE com Roma

O comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu hoje o diálogo com o Governo italiano sobre o orçamento para 2019 e assegurou que não está "numa lógica de confronto" com Roma.

Moscovici defende continuação do diálogo da UE com Roma
Notícias ao Minuto

16:30 - 16/11/18 por Lusa

Mundo Orçamento

"Há uma coisa muito importante para mim e para a União Europeia (UE), é que houve uma resposta", afirmou Moscovici, em declarações ao 'site' de informação financeira Boursorama, numa primeira reação à decisão italiana de não alterar o orçamento, apesar da pressão de Bruxelas, que comunicará oficialmente a sua posição no dia 21 de novembro.

"O diálogo não foi interrompido, continuamos a falar", explicou. "A Itália continuar a situar-se num quadro que é o quadro comum da zona euro e a querer debater nesse quadro as suas regras", acrescentou.

Bruxelas 'chumbou' o projeto de orçamento apresentado pelo Governo italiano e deu um prazo a Itália, que terminou na passada terça-feira, para rever o documento, mas Roma deixou inalterada a previsão de um défice de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, um ponto que suscitara polémica.

"Para mim, há uma coisa a excluir, é uma crise com Itália (...) que é um país central, essencial na zona euro. Vamos continuar com o espírito de diálogo", afirmou Moscovici, assegurando que nunca esteve "numa lógica de confronto" com o Governo italiano.

Ao recusar modificar o orçamento, o Governo italiano arrisca-se à abertura de "um procedimento por défice excessivo", suscetível de levar a sanções financeiras, mas o processo seria longo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório