Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Padrões internacionais para cálculo de quilograma vão mudar

A entidade de metrologia votou sobre a adoção de fórmulas de física quântica para determinar a forma como o quilograma e outras grandezas são medidas.

Padrões internacionais para cálculo de quilograma vão mudar
Notícias ao Minuto

14:38 - 16/11/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ciência

Foi uma decisão de peso. A entidade internacional de metrologia votou esta sexta-feira de forma unânime para alterar os padrões internacionais que definem quanto vale o quilograma adotando fórmulas de física quântica para o fazer.

A partir de agora a medição será  feita com base numa fórmula conhecida como Constante de Planck, avançada pelo prémio Nobel da Física, Max Planck, em 1900.

Até agora, o padrão em vigor para o quilograma era o Protótipo Internacional do Quilograma, um cilindro feito de uma liga metálica de platina e irídio que é guardado num cofre perto de Paris. Adotado em 1889 como o padrão pelo qual se medem todos os quilos, o 'Le Grand K' vai agora reformar-se.

Representantes de 60 países de todo o mundo reuniram-se em Versailles, em França, para testemunhar o momento, que foi recebido com um forte aplauso.

"O voto foi unânime sim, espero que votos deste género sejam possíveis para tantos outros assuntos no mundo", disse Sebastian Candel, o presidente da Academia de Ciências francesa, citado pelo Independent.

Além do quilograma, o voto cobriu também três outras unidades de medida, como o ampere, o kelvin e o mole. 

As mudanças não se farão sentir no dia-a-dia das pessoas, mas o momento é visto como revolucionário no campo dos pesos e medidas. Todas passarão a ser definidas a partir de constantes físicas que se verificam na natureza.

A entrada em vigor do novo sistema está prevista para 20 de maio de 2019. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório