Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Coreia do Norte vai deportar americano detido por entrar ilegalmente

O homem foi detido há cerca de um mês.

Coreia do Norte vai deportar americano detido por entrar ilegalmente
Notícias ao Minuto

08:27 - 16/11/18 por Sara Gouveia

Mundo Diplomacia

Um homem foi detido pelas autoridades norte-coreanas após ter sido apanhado a entrar ilegalmente no país. Esta sexta-feira, a Coreia do Norte deu conta de que vai deportar o cidadão norte-americano

Conta a Associated Press que a notícia da libertação do norte-americano foi dada hoje através da agência de notícias coreana e informa que este foi detido a 16 de outubro por ter entrado ilegalmente através da China. Refere também que o homem informou os investigadores que trabalhava para a CIA e que a Coreia do Norte tinha decidido libertado, não dizendo, no entanto, quando.

O anúncio sugere que o país pretende continuar a melhorar os laços com os Estados Unidos. No passado, a Coreia do Norte mantinha cidadãos detidos, pelo mesmo tipo de crimes, durante meses antes de altas figuras de estado norte-americanas terem de viajar para Pyongyang para conseguirem que fossem libertados.

Já em maio deste ano, o regime de Kim Jong-un tinha libertado três americanos detidos como demonstração de boa fé semanas antes de se reunir com Donald Trump numa cimeira em Singapura. 

Estas libertações foram um grande contraste com o destino de Otto Warmbier, um estudante universitário que morreu dias depois de ser libertado pela Coreia do Norte em coma depois de 17 meses de cativeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório