Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

May recebida com gritos de demissão. "Este não é o acordo final", reage

A primeira-ministra britânica foi recebida com gritos de "demissão" por alguns deputados.

May recebida com gritos de demissão. "Este não é o acordo final", reage
Notícias ao Minuto

10:59 - 15/11/18 por Sara Gouveia com Lusa

Mundo Reino Unido

A primeira-ministra britânica, Theresa May, começou por dizer que o Brexit vai envolver "escolhas difíceis", quando iniciou o seu discurso para defender o acordo perante a Câmara dos Comuns. Foi recebida com gritos que pediam a sua demissão por parte de alguns membros do parlamento.

May referiu que o acordo "não é o acordo final", mas um "rascunho", admitindo ainda que não há nenhum acordo que dê o acordo do Brexit "pelo que os britânicos votaram".

Referiu, no entanto, que este é do interesse nacional e permite sair da UE "de forma suave e ordeira".

“Desde o início deste processo, estive comprometida com que esta negociação lidasse com a questão da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte”, declarou, assumindo que não vai "fingir que este tem sido um processo confortável".

A governante explicou que quando um acordo for final e o trouxer ao Parlamento, vai pedir aos membros para pensarem no interesse nacional e que o apoiem.  "Votar contra o acordo levar-nos-ia à estaca zero”, atirou. “O povo britânico quer que isto avance".

"A escolha é clara: sair sem acordo, arriscar não ter um Brexit de todo ou podemos escolher unirmo-nos e apoiar o melhor acordo que pode ser negociado", disse.

Theresa May foi apresentar o texto à Câmara dos Comuns e começou a declaração agradecendo a Dominic Raab e Esther McVey, que se demitiram esta manhã do ministério para a Saída da União Europeia e do ministério do Trabalho e Pensões, respetivamente.

Estes alegaram não concordar com o projeto de acordo que foi aprovado "coletivamente", mas não por unanimidade, num Conselho de Ministros que durou cinco horas na quarta-feira.

"Concretizar o Brexit envolve escolhas difíceis para todos nós. Não concordamos com todas essas escolhas, mas eu respeito as suas opiniões. E gostaria de agradecer sinceramente por tudo o que eles fizeram", disse May.

[Notícia em atualizada às 11:05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório