Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Centrais de carvão francesas poderão encerrar depois de 2020

As centrais de carvão em França poderão vir a ser encerradas depois de 2020, inclusive a de Fessenheim, mas sob condições, tal como prometeu o Presidente francês, Emmanuel Macron, informou hoje a gestora RTE.

Centrais de carvão francesas poderão encerrar depois de 2020
Notícias ao Minuto

09:21 - 15/11/18 por Lusa

Mundo Emmanuel Macron

De acordo com a empresa gestora da rede elétrica de alta tensão, que apresentou hoje as suas perspetivas sobre a segurança do abastecimento 2018-2023, "após o inverno de 2020, as margens de segurança devem reaparecer" e "permitir o encerramento gradual das quatro centrais de carvão e a central nuclear de Fessenheim".

No entanto, a RTE estabelece uma série de condições, em especial para desenvolver as energias renováveis, para colocar ao serviço três interconexões (uma com Itália, duas com a Grã-Bretanha), a Flamanville EPR (Manche) e a central de gás de Landivisiau (Finistère).

Esta apresentação da RTE acontece numa altura em que o governo se prepara para apresentar o seu programa energético plurianual (EPP) para os anos 2019-2023 e 2024-2028.

O país quer, eventualmente, depender menos da energia nuclear para a produção da eletricidade, mas, para já, apenas os dois reatores da central de Fessenheim devem fechar.

Emmanuel Macron prometeu durante a campanha presidencial fechar as centrais de carvão - altamente poluidoras - durante seu mandato de cinco anos. Este objetivo já foi confirmado várias vezes pelo governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório