Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

China reconhece que surto de peste suína nacional é "muito grave"

O Governo chinês reconheceu hoje que o país vive uma situação "muito grave", com surtos de peste suína em várias províncias, que resultaram já no abatimento de centenas de milhares de porcos infetados.

China reconhece que surto de peste suína nacional é "muito grave"
Notícias ao Minuto

06:38 - 15/11/18 por Lusa

Mundo Saúde pública

"A situação da prevenção e controlo da peste suína africana é muito grave. O surto alastrou-se a 17 províncias e atingiu vastas áreas de criação de porcos, no interior do Sul da China", afirma o ministério chinês da Agricultura e Assuntos Rurais, em comunicado hoje difundido.

O documento, que é também assinado pelos ministérios dos Transportes e da Segurança Pública, aponta o transporte de animais entre províncias como a causa do alastrar da doença, e apela às autoridades locais que reforcem a supervisão.

Serão estabelecidos postos de controlo para "inspecionar de forma rigorosa" todos os veículos que transportam animais vivos, visando acabar com a "distribuição ilegal".

"Os departamentos de pecuária e veterinária devem reforçar a investigação e punições sobre atos ilegais, como transporte de porcos sem certificado de quarentena (...) e romper com a cadeia de tráfico ilegal", afirma.

A doença afeta porcos e javalis, mas não é transmissível aos seres humanos. No entanto, coloca em risco o mercado chinês, que produz anualmente 700 milhões de porcos.

A carne daquele animal é parte essencial da cozinha chinesa, compondo 60% do total do consumo de proteína animal no país.

Os surtos levaram já ao abatimento de "centenas de milhares" de porcos, segundo a imprensa chinesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório